Aquecimento global
Principais fatores:
- Queima de combustíveis fósseis: responsável pela emissão de CO2 e demais gases que contribuem para o efeito estufa.
- Queimadas: Além de diminuir a extensão de área verde existente ainda são capazes de liberar uma alta taxa de dióxido de carbono na atmosfera (CO2)
- Desmatamentos: também diminuem às áreas verdes, fazendo com que a absorção do CO2 pelos vegetais diminua, ocasionando uma acumulação do gás na atmosfera (principalmente em grandes centros urbanos).
- Agropecuária: O aumento da produção agropecuária é um dos principais motivos para as queimadas e/ou desmatamento de áreas verdes, ambos muitas vezes feitos de maneira indiscriminada.
- Expansão da tecnologia: Com o acesso facilitado à produtos antes considerados como luxo, no caso do automóvel (principais emissores de CO2), por exemplo, a tecnologia tornou-se uma vilã do meio ambiente.
Essas e muitas outras causas que também podem ser relacionadas à ocorrência do aquecimento global, porém todas levam ao mesmo resultado: o super aquecimento do planeta. Aquecimento capaz de trazer mudanças bruscas nas condições de vida existentes no planeta, principalmente com relação aos seres humanos. Podemos apontar como exemplos algumas conseqüências como:
- Derretimento de geleiras.
- Comprometimento no abastecimento de água em determinadas áreas.
- Redução na agricultura
- Aumento da fome e da miséria
- Mortes por desnutrição
- Aumento na incidência de doenças como dengue e malária, ocasionando aumento no numero de mortes.
- Desaparecimento de nações
- Aumento do nível do mar
- Maior