Aquecimento Global
- De um lado uma corrente que diz que o aquecimento global é produto da sociedade urbano-industrial. No campo oposto, defende-se que o aquecimento verificado no último século é fruto da variabilidade natural determinada por ciclos de vários processos terrestres e cósmicos, principalmente do Sol.
2. Cite as conseqüências para a sociedade do aumento da temperatura no planeta.
- Uma das conseqüências mais notáveis é o degelo, pois o derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Outras conseqüências desse aumento de temperatura são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças respiratórias e do aparelho circulatório.
3. Por que alguns não acreditam que o homem é responsável pelo aquecimento global?
- Porque mudanças climáticas são particularmente freqüentes na história da Terra. Desde a formação do planeta, sistematicamente o padrão do clima tem mudado de forma mais suave ou mais intensa, em função de um complexo conjunto de fatores como processos físicos da natureza, como a intensidade da radiação solar e a combinação de forças orbitais, pois ainda que a sociedade seja capaz de modificar drasticamente o clima nas escalas locais e de influenciá-lo em escalas regionais, nas escalas superiores, ou globais, as forças físicas envolvidas no processo de mudanças são tão extraordinariamente poderosas que não há como compará-las às de origem antrópica.
4. Explique com suas palavras a idéia principal apresentada pelo autor do texto.
- A idéia do autor foi mostrar que o aquecimento global é uma farsa travestida de crise. Mostrando os dois lados de uma mesma coisa, um lado onde