Aquecimento Global e Biodiversidade: Breve Análise aos Anfíbios
E-Fólio A Data: 12/11/2010
Maria Manuela dos Santos Pereira Ferreira Nº 1000730 Turma 2
Aquecimento Global e Biodiversidade:
Breve Análise aos Anfíbios
Introdução
O fenómeno do aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo da superfície terrestre, este aumento ocorre desde meados do Sec. XX, prevendo-se que continue durante o século actual. De acordo com dados disponibilizados
pelo
Quarto
Relatório
de
Avaliação
do
Painel
Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007) a temperatura na superfície terrestre aumentou em média 0.74ºC nos últimos cem anos.
Pesquisas e estudos recentes demonstram que este fenómeno, que deriva do agravamento do efeito de estufa1, tem consequências directas no clima do planeta: modificações na criosfera pela fusão das massas de gelo com consequências no aumento do nível da água do mar, alteração da salinidade da água, modificação das correntes e temperatura dos oceanos; modificação nos padrões de precipitação pelo aumento da evaporação dos oceanos, o que poderá resultar em inundações de zonas húmidas, bem como na agudização do efeito de estufa pela existência de mais vapor de água na atmosfera; intensificação da seca em regiões mais secas do planeta; maior frequência na ocorrência de fenómenos atmosféricos – ciclones, furacões, tempestades tropicais e extra-tropicais, devido sobretudo ao aumento da temperatura média da água dos oceanos.
1
A emissão dos denominados gases de estufa (CO2 – dióxido de carbono, CH4 – metano, N2O – óxido nitroso e CFC’s - clorofluorcarbonetos) para a atmosfera agrava o natural efeito de estufa do planeta, ao absorverem e radiarem de volta à superfície terrestre, parte da radiação infravermelha emitida pela terra .
Aquecimento Global e Biodiversidade
As alterações climáticas afectam o planeta à escala global, seja por efeito directo numa região, seja por efeito indirecto decorrente do