Meio Ambiente
ÂNGELO AUGUSTO DOS SANTOS e ISRAEL KLABIN
Introdução
STE TRABALHO, apresentado originalmente no seminário “Brasil: O País no
Futuro – 2022”, é uma contribuição específica para que a modelagem proposta de uma previsão do Brasil nos próximos dezessete anos possa ser pensada e enriquecida com os temas da agenda ambiental, cujo impacto, a nosso ver, é crucial e determinante para o futuro. Em nossa análise, o projeto prospectivo deve levar em conta as conseqüências políticas, econômicas e sociais das transformações globais e dos biomas brasileiros, as quais fatalmente modificarão os vetores de uma análise simplesmente geopolítica.
Quais seriam os temas ambientais mais relevantes para o Brasil? A rigor, todo ser humano (para não generalizar, todo “ser vivo”) relaciona-se inexoravelmente com o ambiente, alterando-o de alguma forma. Demonstrar as interações coevolutivas entre o ser humano e o ambiente seria uma abordagem interessante para traçar as rupturas num cenário futuro, mas se afastaria do objetivo deste trabalho. Os temas ambientais mais relevantes para o Brasil foram escolhidos de acordo com o ponto de vista e a experiência dos autores e analisados, segundo seus impactos para a natureza. Para os próximos 20-30 anos, alguns dos temas relevantes, sem ordem de prioridade, são:
E
O crescimento populacional e a demanda de bens e serviços
O aumento populacional mundial pressiona os serviços ambientais que são gratuitamente fornecidos pela natureza – por exemplo, a maior emissão de CO2 tem efeitos sobre a atmosfera. O fornecimento de alimento para o descomunal contingente populacional do século XXI não apresenta mais uma limitação malthusiana, já que produz-se mais alimento do que as necessidades calóricas mundiais, mas o acesso ao alimento é desigual. Por outro lado, a demanda internacional por produtos agrícolas afeta a biodiversidade brasileira pelo aumento na fragmentação de áreas prístinas. Os