aquaticos
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
INVERTEBRADOS AQUÁTICOS
IRATI
2013
RAPHAEL YURI NEVES
INVERTEBRADOS AQUÁTICOS
Trabalho de graduação apresentado á disciplina de Biodiversidade de Ecossistemas, do 3° ano de Engenharia Ambiental, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
IRATI
2013
INTRODUÇÃO
Os animais invertebrados formam um grupo não natural, nomeados em oposição ao grupo dos vertebrados. Essa nomeação se deve a não possuírem corda dorsal (notocorda), que por sua vez é uma estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais do grupo Chordata entre o tubo digestivo e a medula espinal. Outras características dos animais invertebrados é que apresentam grande individualidade de tamanho, estrutura, diversidade e adaptação a ambientes divergentes, diferindo entre cada espécie.
Atualmente o reino dos invertebrados é composto por mais de 35 filos, que representam grande parte das espécies de organismos vivos, por ocuparem até lugares inóspitos para outras espécies e variarem tanto de tamanho (Migotto, 2009, p. 3).
Dentre os invertebrados, grande parte ocupa os ambientes aquáticos e possuem grande importância na cadeia trófica, desempenham o papel de controladores biológicos, ajudam na decomposição de restos vegetais, atuam como vetores de doenças e principalmente como bioindicadores da qualidade da água. Mas o estudo sobre essa classe de invertebrados ainda é limitado, devido a insuficiência de conhecimento sobre a quantidade e variedade destes em ambiente marinho.
Poríferos
Presença de poros no corpo Pluricelulares Heterótrofos Adultos fixos Larvas móveis Habitat: aquático (água doce e do mar).
Células denominadas coanócitos.
A relação de poríferos brasileiros ameaçados é integrada por 11