aquati
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO SER HUMANO COM O MEIO LÍQUIDO 1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação? Na pré-história pode se dizer que a aproximação do homem com a água foi algo muito natural e necessário, acredito que o seu primeiro contato com o líquido foi a grande necessidade de saciar a sede, alimentar se de peixes e se lavar, pois é muito claro que o homem não vive sem este líquido precioso que é a água, ela tinha para eles e tem imenso valor para nós. Água também era um meio de fuga para o homem em meios aos perigos que ele enfrentava no decorrer da sua vida, o liquido chamado de água foi e sempre será um meio de vida para o homem, acredito que foi assim que eles começaram a nadar, ou seja, a necessidade de fugir de outros homens ou de animais ferozes ou ate mesmos em horas de recreação que foi desenvolvida o nadar, natação e suas modalidades.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
É impressionante como podemos observar crianças, jovens, adultos e idosos sedentários no Brasil e no mundo, pessoas que não tem disposição para alguns minutos de exercícios físicos, na natação e na hidroginástica, os benefícios são diversos, exemplo no aspecto físico: ajuda no desenvolvimento da capacidade física como força, coordenação, resistência flexibilidade e equilíbrio. Aspecto motor: auxilia nas habilidades motoras como caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar. Aspecto cognitivo: