Aquaporinas
Imprimir ISSN 0798-0264
Jan v.21 n.1 AVFT Caracas. 2002
Canais de água (aquaporinas) e rim
CS Hernandez 1, Gutierrez AM 1, V Ruiz 1, E Gonzalez 2, M 3 e G WhittemburyEchevarría 1. 1. Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas. 2. Faculdade de Medicina da UCV, Caracas, Venezuela. 3. Faculdade de Medicina, U. Sevilha, Espanha.
RESUMO
Revemos brevemente alguns aspectos do movimento da água nas células do rim. Primeiros estudos biofísicos são mostrados levando à conclusão de que existem poros aquosos e penetra as membranas celulares dos túbulos proximais renais, e para calcular as dimensões de seletividade de filtro de um "canal equivalente" para a passagem de água de ~ 4,5 Å de diâmetro e um comprimento equivalente de ~ 10-20 Å. Porque as moléculas de água têm um diâmetro de 3 Â, apenas 4 a 6 moléculas de água podem ser dispostos em fila para o filtro de selectividade. Estudos de biologia molecular elucidaram a sequência de aminoácidos da proteína (28 kD), que formam o canal. Elas são chamadas aquaporinas (AQPs). Cerca de 10 são conhecidas.Revemos a estrutura tridimensional de AQP-1, presente nos túbulos proximais renais. Também a relação entre a diabetes insipidus e AQP-2, em que há uma função pobre de mecanismos de concentração urinária. Finalmente, uma árvore filogenética AQPs onde há AQPs muito antigos em bactérias, plantas e insetos. A RP-mip de AQP túbulos de Malpighi de Rhodnius é o mais antigo da escala biológica. Os AQPs mamífero são muito mais recentes.
Palavras-chave: aquaporinas, canais aquosos poros aquosos, água, transporte, água e renal, diabetes insipidus.
RESUMO
Este é um breve resumo de alguns aspectos da água através de células Movimentos renais. Ela começa com a métodos biofísicos que levam à conclusão de que há de fato canais de água perfurando as membranas das células renais túbulo proximal. Estes métodos permitem calcular (a) o diâmetro do filtro de selectividade de