Após a segunda Guerra Mundial
Um período conhecido como Ocupação do Japão se seguiu após a guerra, liderado em grande parte pelo General do Exército dos Estados Unidos Douglas MacArthur, a fim de revisar a constituição japonesa e desmilitarizar o Japão. A ocupação americana, com a assistência econômica e política para recontrução do país, continuou até a década de 1950. As forças aliadas ordenaram ao Japão a abolição da Constituição Meiji e a promulgação da Constituição do Japão, e então renomearam o Império japonês para Japão, em 3 de maio de 19471 O país adotou um sistema político baseado no parlamentarismo, enquanto o Imperador passou a ter um status apenas simbólico.
O General do Exército Americano Douglas MacArthur mais tarde comentou sobre o novo governo japonês que ele ajudou a estabelecer e a nova era japonesa, quando ele estava prestes a enviar forças americanas para a Guerra da Coreia:
O povo japonês, desde a guerra, passou pela maior reforma registrada na história moderna. Com uma louvável vontade, ânsia em aprender, e grande capacidade para entender, eles erigiram no Japão, a partir dos escombros deixados pela guerra, uma estrutura dedicada à supremacia da liberdade individual do indivíduo e da dignidade das pessoas; e no processo que se seguiu, criou-se um governo verdadeiramente representativo compromissado com o avanço da moralidade política, liberdade de empresa e justiça social. Politicamente, economicamente e socialmente, o Japão está hoje no mesmo nível de muitas nações livres da terra e não mais desapontará a confiança universal outra vez... Eu enviei todas as quatro divisões de ocupação para a frente de batalha da Coreia sem a menor preocupação com os efeitos do vácuo no poder que ficará no Japão. Os resultados justificam completamente minha crença. Não conheço nenhuma outra nação tão serena, ordeira e trabalhadora, nem nas quais se deposita as mais altas esperanças, que pode auxiliar na construção de um futuro construtivo para o avanço