Apólice
R: É, geralmente, aquele que se encontra relacionado dentre os riscos não seguráveis pelas condições da pólice, ou seja, aqueles que o segurados não admite cobrir ou que a lei proíbe que possam ser objeto do seguro. Tem dupla naturela, podendo ser terminantemente excluído ou podendo ser incluído na cobertura do seguro, em casos especiais.
2 - Explique o que significa a expressão “atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo” citado no Artigo 762 do Código Civil.
R: É aquele ato em que o autor exerce vontade de fazer, gerar o sinistro.
3 – O que é prêmio pro rata temporis. Cite um exemplo de aplicação do cálculo do prêmio na forma pro rata temporis.
R:
Prémio proporcional ao número de dias, tendo por base o prémio anual.
Exemplo: Um contrato condominial poderá ser cancelado ou rescindido, total ou parcialmente, por acordo entre as partes, desde que haja comunicação por escrito, com antecedência mínima de 30 dias, a contar da data de cancelamento. Quando a seguradora tiver a iniciativa de cancelar o contrato, o condomínio segurado tem o direito de receber a parte do prêmio referente ao tempo de cobertura que não será utilizado, na base pro rata temporis. Por exemplo, se um contrato foi cancelado com 60% do prazo de vigência decorrido, o condomínio segurado tem o direito de receber 40% do prêmio total.
4 – O que é uma apólice ajustável ?
R: É a apólice típica de armazéns/depósitos em que o valor em risco é variável no decorrer da vigência do seguro. O segurado, normalmente, paga antecipadamente um montante de prêmio relativo ao valor segurado. Após um período predeterminado de 30 (trinta) dias, calcula-se o prêmio adicional ou restituição de prêmio. Também empregada na modalidade de Valores, do ramo Riscos Diversos, nos seguros de empresas especializadas nos transportes de valores , onde o valor