apu processadores
Esse é o primeiro filho da união das tecnologias AMD com a ATI, que foi comprada pela fabricante de chips no ano passado. Uma APU da AMD tem capacidade para rodar gráficos DirectX 11, conta com processamento paralelo ativado, aceleração de vídeo UVD3 e assim como uma placa de vídeo qualquer, os drivers são atualizados constantemente para melhorar gráficos e desempenho. Outra das vantagens desse tipo de processador é o baixo consumo de energia, o que também garante uma vida de bateria maior no caso de portáteis.
Com tanta capacidade assim, você imaginaria que um chip APU seria maior do que um processador normal, certo? Engana-se. Veja abaixo o processador APU E-350 da AMD, que tem 1.6 GHz de clock, poder de processamento 3D e consome apenas 18W de energia.
E-350, conhecido como Bobcat | Clique para ampliar
Esse tipo novo de arquitetura foi criado para atender uma demanda bem específica do mercado: o de computadores pequenos mas com poder de processamento gráfico de respeito, equivalente a de um desktop. Por isso a APU foi desenhada para ser usada em set-top boxes e notebooks, mas também pode aparecer em tablets e netbooks no futuro.
E eles não devem demorar para aparecer: fabricantes como a Sony, Lenovo e HP já firmaram acordos com a AMD para integrarem os novos chips nos seus futuros portáteis.