Apts Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE SANTA CRUZ-RJ /CURSO DE PEDAGOGIA / 2ª SÉRIE
Psicologia da Educação
DELSON DE ALMEIDA BARBOS RA: 442108
ERCILIA CRISPIM CANDIDO DA GUIA RA: 418441
ISAIAS DOS REIS MORAES RA: 442107
LUCIENE SOARES VIEIRA RA: 442182
VALQUIRIA VENTURA DA SILVA RA: 441426
CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (FREUD, PIAGET, WALLON E VIGOSTSKI).
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Leandra Maria Lana Navarros.
SANTA CRUZ/RJ
25 de setembro de 2013.
SIGMUND FREUD
Quem foi Quem foi Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação
Sigmund Schlomo Freud nasceu em 06 de Maio de 1856 em Frei Berg, na Moravia, que pertencia ao Império Austríaco. Era filho primogênito de Amalie Nat Hanson, terceira esposa de Jacob Freud. Tinha dois meio irmãos mais velhos: Emmanuel e Philippe. Após o nascimento de Freud, mais sete irmãos nasceram: Julius, Anna, Débora, Marie, Adolfina, Pauline e Alexander. Os pais de Freud eram judeus provenientes da Galícia ucraniana e da Renascia alemã. O pai sobrevivia do comércio de lã e tecidos.
Aos três anos de idade, a família Freud se mudou para Viena, devido ao aumento do antissemitismo na Moravia. A cidade de Viena proporcionava aos judeus boas perspectivas econômicas, participação política e aceitação social.
Desde pequeno Freud era brilhante nos estudos e primeiro da classe. Em 1873, aos 17 anos, Freud ingressou na faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Nos anos de faculdade trabalhou em um laboratório de neurofisiologia, até sua formatura, em 1881. Em 1882, Freud conheceu e se apaixonou por Martha Bernays. Ficaram noivos secretamente até terem dinheiro suficiente para se casarem, o que veio há ocorrer quatro anos depois, em 1886, quando Freud já possuía um consultório particular. Tiveram