AMBEV 1
Atualmente o número de empresas existentes no mercado é extremamente elevado, fazendo com que a competição entre elas se torne cada vez mais acirrada. A partir disso, inovar e crescer não é uma questão de opção, mas a única forma de sobreviver
Fazer a gestão do crescimento e estar preparado para as crises e desafios pelos quais as organizações empreendedoras passarão, passa a ser fator crítico de sucesso.
As estratégias de crescimento, compreendem a ampliação de mercado, são elaboradas através da inovação tecnológica, da aplicação de novas técnicas para a produção, da introdução de novo
A combinação de estratégias deve ser feita de forma que aproveite todas as oportunidades possíveis, e utilizando a estratégia adequada para atingir os objetivos estabelecidos.
Estratégias são necessárias, pois a realidade capitalista vivida hoje relata que a concorrência perfeita não faz existe neste contexto. Ocorrendo o predomínio de estruturas de mercado em concorrência imperfeita e oligopólios.
Devido a isso, estratégias de diferenciação e diversificação de produtos, integração vertical e terceirização, mudanças tecnológicas, métodos de vendas e internacionalização são muito utilizadas para o alcance do sucesso nas empresas.
3.1.1 DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
Atualmente, para as empresas alcançarem seus objetivos e obter crescimento e êxito no mercado tanto nacional quanto internacional, partem de uma premissa básica,sendo ela, estratégia e planejamento.
A diversificação de produtos é uma estratégia de desenvolvimento de negócio que permite à empresa entrar em linhas de negócio adicionais. Como existe uma dinâmica de mercados desafiadora e competição acirrada, um instrumento de sucesso para a gestão de risco é evitar o enfoque em apenas um único produto na sua distribuição para um mercado bastante limitado. Sua aplicação de forma consciente pode contribuir para a estabilidade da empresa caso ocorra uma desaceleração