Apsen Farmacêutica
1- Quais aspectos você considera essenciais para estabilidade e crescimento da empresa?
Investimento constante na ampliação da estrutura física, através do crescimento que se tem o resultado dos esforços e competências da presidência da empresa, esforços da implementação inovadora de gestão de pessoas, visão de conhecimento e busca de competências.
2- Quais são os desafios para a Apsen farmacêutica para promover a sua expansão?
Foi o desejo de implementar na empresa um modelo inovador de gestão de pessoas, que levou a ASPEN a buscar profissionais diferenciados, com visão de um modelo de gestão de pessoas humanas, focadas na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas.
3- Que considerações você faria a respeito do tipo de estratégia adotado pela empresa?
A Apsen utiliza uma estratégia de negócios singular entre as farmacêuticas nacionais. A maioria das empresas nacionais trabalha somente com cópias, sejam elas similares ou genéricos, e/ou espera que as empresas estrangeiras as procurem para oferecer novos produtos. A Apsen é diferente: ela busca ativamente novos parceiros que tenham desenvolvido novos medicamentos, baseados em pesquisas éticas, sérias e idôneas e, se possível protegidos por patentes no País.
4- O que você faria, em termos de estratégia, se tivesse na gestão da Apsen Farmacêutica, no momento em que ela desejasse expandir? Por que? Explique detalhadamente.
Deve continuar focada no modo como atendia o mercado até agora, Deve realizar um estudo do comportamento do consumidor, Deve planejar um remanejamento dos sistemas de vendas.
5- De um modo geral, além dos aspectos levantados por este estudo de caso, o que mais contribuiu para a consolidação do sucesso da Apsen Farmacêutica?
Não tem aquela coisa de empresário ganancioso e egoísta, que só quer lucro à qualquer preço. O Renato não perde de vista a necessidade de a empresa crescer, ter lucro, os acionistas, mas sabe exatamente o preço que ele quer pagar por isso.