Citologia
Curso: FISIOTERAPIA 1º PERÍODO. TURMA B.
Data: 20/06/2014
Radiação e seus efeitos
A radiação tem papel fundamental para diagnostico de doenças e tratamento, porém quando há uma exposição maior ela traz riscos ao ser humano. Pode alterar o sistema biológico do individuo e até mesmo matar. Em grandes quantidades a radiação pode trazer danos ao corpo do ser humano, pois este sofrerá alterações no DNA das células, as células mais sensíveis do nosso corpo são as reprodutivas e as da medula. O grau dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida, assim os efeitos da radiação são classificados em agudos e crônicos.
Quando os efeitos se manifestam ao longo dos anos, depois de exposição não direta, mas significativa o indivíduo apresentará problemas crônicos como câncer de pele, pulmão ou sangue, esterilidade. O acidente que ocorreu no Japão é exemplo, pois muitas pessoas tiveram uma contaminação através do ambiente e não diretamente. Esses problemas causados pela radiação poderão acompanhar gerações, pois a radiação pode sair do corpo, mas o efeito biológico não. Os efeitos imediatos se dão após contato direto com material radioativo ou em grande quantidade de radioatividade, nesse caso classificamos como os efeitos agudos, que podem variar de queimaduras até na alteração de produção de sangue.
O câncer é um dos maiores riscos de todos, pois o corpo tem varias formas de impedir que as células se tornem cancerígenas, mas a exposição à radiação pode atrapalhar nesse processo, fazendo com que o câncer se torne mais provável. Mutações genéticas fora o câncer também se manifestam perigosamente, pois a radiação ajuda a aumentar a taxa de mutações contidas na célula. Dependendo das células atingidas e de sua extensão, a exposição pode levar o individuo a morte.
O tratamento médico visa prevenir danos aos tecidos, e tratar os sintomas causados pela exposição à radiação, o