pizza
INTRODUÇÃO:
O magnetismo é uma propriedade importante dos materiais. Nos minerais o magnetismo é normalmente associado com a quantidade de ferro presente em sua estrutura. Ferro é o único elemento entre os nove principais da crosta terrestre que tem um momento magnético. Um momento magnético surge pela adição do impulso angular de elétrons não pareados e o impulso angular orbital. O modo mais fácil de medir o grau de magnetização de um material é expondo-o a um campo magnético.
A substituição isomórfica e o tamanho das partículas são os principais fatores que influenciam a susceptibilidade magnética de um material.
Os solos tropicais apresentam teores de Ferro total maiores do que os solos derivados da mesma rocha, formado em regimes climáticos mais frios ou mais secos. O acúmulo de ferro no solo ocorre devido à formação de óxidos e hidróxidos de ferro que apresentam baixa solubilidade no ambiente químico do solo. Minerais como a magnetita (Fe3O4) e a maghemita (Fe2O3) possuem elevada susceptibilidade magnética quando exposto a um campo magnético externo e podem ser importantes ferramentas na identificação dos processos pedogenéticos de formação de solos e sedimentos. Os principais objetivos foram avaliar a susceptibilidade magnética e a freqüência dependente da susceptibilidade magnética das 307 amostras do horizonte B de solos do estado do Paraná, e elaborar um mapa de separação das diferentes classes de solos em relação a esses atributos do solo.
METODOLOGIA:
307 amostras do horizonte B de solos de todos os municípios paranaenses foram amostrados e analisados nos seus atributos mineralógicos.
Na Terra Fina Seca ao Ar (TFSA) foi determinada a susceptibilidade magnética por unidade de massa e a freqüência dependente da susceptibilidade magnética.
Para determinação da susceptibilidade magnética as amostras dos materiais foram pesadas e separadas em recipientes plásticos de dez (10) cm3. A susceptibilidade