APS
O concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados. No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade de água utilizada, pois ela é responsável pois ela é a responsável por ativer a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos a mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter o dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc...)
A visita técnica na concreteira ____________ na cidade de São Paulo teve como objetivo analisar toda a produção de concreto, a correta mistura e manuseio da água, dos agregados e dos aditivos químicos e de todos os processos e tecnologias desenvolvidas pela mesma. Analisamos também como a mesma vem ao longo do tempo construindo um nome no mercado e ao mesmo tempo agindo com responsabilidade social e tentando amenizar o impacto ambiental que uma concreteira desse porte produz.
Foi realizada uma visita em cada setor da empresa começando pela armazenagem dos materiais, à oficina, ao laboratório, ao tanque de limpeza e reaproveitamento de água, à central de controles e à balança.
Umidade da areia
Como sabemos a resistência do concreto depende da água. Essa quantidade é tão importante, que devemos levar em conta até a água contida na areia. Como areia absorve água, seja da chuva ou do próprio ambiente, acaba ocupando um volume maior e pesando mais e com isso há alteração do traço do concreto.
A areia por mais seca que