APS PONTE DE MACARRÃO
Trabalho apresentado neste semestre para a disciplina de Atividades Praticas Supervisionadas, turma de Engenharia da Universidade Paulista, UNIP. O trabalho apresentado foi uma ponte de macarrão, que tem como principal função tratar da construção, projeto, execução do projeto e ensaio destrutivo.
.
Justificativa do tema
O tema escolhido para o trabalho de Atividades Praticas Supervisionadas foi a construção de uma ponte de macarrão. Os alunos construíram uma ponte de macarrão utilizando macarrão tipo espaguete número 7 da marca Barilla® . A marca foi sugerida pelo orientador, pela sua resistência a compressão e tração. As colas utilizadas poderiam ser cola quente ou fria, cola de madeira e cola do tipo epóxi. Não deveria ser utilizado Durepox na construção da ponte.
O tema tem como função pedagógica demostrar aos alunos do curso de Engenharia Básica da Faculdade Universidade Paulista os processos de uma construção.
Introdução
Durante o curso de Engenharia, diversas atividades são realizadas no intuito de formar um lado mais prático do futuro formando. Na Atividade Prática Supervisionada, com tal objetivo em mente, realizamos uma experiência que pôs à prova todo nosso lado criativo: a construção de uma ponte, valendo-se apenas de macarrão e cola para montá-la.
Para construirmos a ponte de macarrão devemos considerar quais forças atuam na estrutura e qual a melhor forma de anulá-las usando formas geométricas, para assim usar a menor quantidade de material e conseguir a maior resistência possível.
As forças atuantes são tração, compressão, flexão, torção e cisalhamento; e para que a ponte permaneça em equilíbrio a força resultante deve ser nula e o torque resultante em relação a qualquer ponto deve ser zero. Foi decidido confeccionar uma ponte em arco devido ao fato de acharmos que uma ponte de arco nestas circunstâncias