aps ponte de macarrão
PONTE DE MACARRÃO
São Paulo - SP
Autores:
Alessandro de Oliveira Arana – RA: B720174
Eduardo Schunh Fagundes – RA: B852IJ6
Eliel Emilio Soares – RA: B8229G9
Everton Silva Pereira – RA: B74FDG1
Everton Lima Guimarães – RA: B746FEJ4
Elizama Souza Sampaio Oliveira – RA: B74BFB0
Marcelo Nogueira Simões – RA: B7632B0
Maria Aparecida Maciel da Costa – RA: B882EE2
Rodrigo Santos de Oliveira – RA: B7458C4
Taiane da Silva Vieira – RA: B8304J0
I –Índice do Procedimento:
I- INTRODUÇÃO
II- OBJETIVO DO TRABALHO
III- CONSTRUÇÃO DA PONTE
A) MATERIAL UTILIZADO
B) PROCEDIMENTO
C) PROJETO DA PONTE
D) MEMORIA DE CALCULO
IV- FOTOS
V- CONCLUSÕES
VI- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
I - Introdução
A partir da analise e interpretação do funcionamento básico dos sistemas estruturais, e em particular utilizando os conhecimentos adquiridos nas matérias da área de calculo, desenho técnico, mecânica e dinâmica dos sólidos, foi possível relacionar o comportamento real numa estrutura com os conceitos teóricos obtidos.
Desta maneira temos projetado e construído uma ponte de macarrão que atende as especificações exigidas pela UNIP para a aprovação da matéria APS no curso de engenharia básico.
Dentre as experiências obtidas durante o desenvolvimento deste projeto destacasse a falta de conceitos básicos de resistência dos materiais, mecânica e estabilidade de estruturas, conceitos ainda não adquiridos no curso.
Também destacasse o trabalho em equipe para suprir as carências e conseguir converter nossas ideias no seguinte projeto de engenharia.
II -Objetivo do Trabalho:
Este procedimento tem como finalidade descrever as etapas e condições necessárias para a execução de uma ponte elaborada com macarrão conforme: item V(normas para construção da ponte) do manual de atividades práticas supervisionadas (APS).
A ponte executada por nosso grupo constara de uma estrutura treliçada espacial com união no banzo superior. Sendo a altura