Psicologia e aprendizagem
1. Introducao 3
2. Metodo 6
2.1 Sujeito Experimental 6
2.2 Procedimento 6
3. Resultados 7
4. Referencias 12
1) Introdução
Esquemas de Reforço foram observados por experimentos realizados no laboratório de computação da Universidade Veiga de Almeida- Campus Barra Marapendi.
Esquemas de reforço É comum que nem todos os comportamentos sejam reforçados Por exemplo, não são todas as vezes em que você liga a sua televisão que você encontra alguma coisa interessante para assistir – o comportamento “ligar a televisão, neste caso, não é reforçado todas as vezes-, mas mesmo assim você volta a ligá-la em outra ocasião. A indagação que leva os analistas à caracterizarem esquemas de reforços é :
“Se um comportamento é mantido por reforço, como explicar o fato de que ele volta a ocorrer mesmo não sendo reforçado em todas às vezes?”
Na natureza existem diferentes esquemas de reforço:
Esquema de reforço continuo (CRF) Neste caso, absolutamente todas as respostas são reforçadas. Como por exemplo o neto que vai passar o fim de semana na casa da avó e tudo que ele pede à ela, ela lhe dá no mesmo momento. Dessa forma, o aprendizado ocorre mais rápido, toda vez que o neto tem o comportamento de pedir algo ele é reforçado pelo “aceitar” da avó.
Esquema de reforço intermitente (CRFI) Agora pense que avó do menino do exemplo anterior não atende todos os pedidos de seu neto, tendo alguns critérios para que ela atenda ou não o comportamento. Como a insistência ou a espera entre o pedir e ter. Deste modo este esquema de reforço mantém respostas já modeladas. Uma de suas características, é tornar a resposta mais resistente à extinção, isto é, pode ser emitida mais vezes sem que necessariamente o reforçador tenha de ser apresentado.
Esquemas de razão: Os esquemas de Razão são