APS fonte de tensão
A regulação de uma fonte de alimentação é a capacidade desta em manter sua tensão de saída o mais constante possível, a despeito de qualquer variação que possa ocorrer por causas externas ou internas a fonte.
Basicamente são três fatores que mais influenciam no valor da tensão de saída de uma fonte:
a) Variação de carga: A tensão VO apresenta um valor máximo quando a saída está em aberto (Ic=0). Quando a saída é carregada, a medida em que IC aumenta há uma queda proporcional de VO, conforme mostra o gráfico abaixo.
Fig. 1.1- Tensão de saída em função da corrente de saída de uma fonte não regulada
Este comportamento é facilmente compreendido se considerarmos a resistência interna das fontes de alimentação.
Fig. 1.2 - Circuito equivalente de uma fonte de alimentação.
A equação de malha do circuito é dada por VO = VI – RI..IO . Assim, considerando
RI e VI como constantes, podemos perceber que o aumento na corrente de carga tem como consequência uma queda no valor da tensão de saída.
b) Variação de linha: Na grande maioria das aplicações, a fonte CC é alimentada por uma fonte CA através de uma ponte retificadora e um filtro. A tensão de linha, fornecida pela concessionária de energia elétrica, varia em torno de 10% de seu valor eficaz, em função da demanda. Consequentemente, a tensão CC de saída variará nas mesmas proporções.
c) Variação da temperatura: Mudanças de temperatura provocam alterações físicas nos componentes eletroeletrônicos, principalmente nos semicondutores, alterando seu comportamento e acarretando em variações do comportamento das fontes.
Regulação de Tensão
A variação da tensão de saída pode ser medida por coeficientes de regulação, denominados regulação de carga, regulação de linha, regulação cruzada