Tempo de reação humana
04/11/2013
Relatório de Física
Tema: Tempo de Reação Humana
Responsável: Profª. Sarah Alves
Turma Extra :
Mariana Diniz
Monique Lima
Natália Pazian Antoniol
Queren Honorio
Stephanie Marques
Resumo
O trabalho teve como enfoque estudar o tempo de reação humana, baseadas em pequenos atos reflexos do corpo. As observações foram feitas a partir de coisas comuns do cotidiano, como a resposta a um toque no pulso, ou a uma queda de objeto. Sendo assim, para a realização do experimento, foram usados cronômetro e régua para marcação desses estímulos. Foi possível visualizar então, que o tempo de resposta humana táctil é diferente da resposta visual.
Introdução
O tempo de reação humana pode ser entendido como o tempo que as pessoas levam para apresentar seus atos reflexos.
Basicamente, a diferença existente entre reflexo e tempo de reação diz respeito ao ponto de integração destes movimentos no complexo sistema de controle motor do movimento humano. Enquanto o tempo de reação é uma ação consciente, surgindo com a percepção de um estímulo pelo SNC, a integração do movimento reflexo ocorre no nível da medula espinhal, MAGGIL (1984), em relação a estes movimentos classifica-os em movimentos reflexos e movimentos voluntários. Para ele os “movimentos reflexos envolvem tanto a transmissão sensorial da informação dos receptores apropriados, quanto à transmissão eferente da informação para a musculatura apropriada”.
O ser humano é relativamente lento para desencadear certas ações. Assim, entre o instante real em que um corpo é abandonado e o instante que outro indivíduo tenta segurá-lo um bom intervalo de tempo já se passou. Esse intervalo de tempo desperdiçado é o seu tempo de reação.
Com isso, para provar a existência desse tempo de reação, foram feitas duas experiências, a primeira, consistente pela formação de uma roda com as pessoas ligadas