APS Evolu O Da Log Stica
Percebe se que o processo de logística almentou muito apartir da revolução industrial onde a produção continua e em grandes escalas cresceram com o baixo custo, produção em série e qualidade consistente, já não era capaz de atender às necessidades de uma demanda tão heterogênea. Em meio a operações logísticas muito mais complexas e abrangentes, a Logística extrapolou os limites organizacionais, passando a assumir vínculos muito mais fortes entre todos os elos da cadeia produtiva.
Mas a atividade logística começou muito antes dessas evoluções, se baseava no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, não havia uma ampla variedade de produção.
O pensamento logístico foi analisado em 5 fases:
Era do Campo de Mercado - Economia agrária
(1900 – 1940)
Era da especialização - Ênfase nos desempenhos funcionais (1940 – 1960)
Era da integração interna - Funções integradas
(1960 – 1970)
Era do foco no cliente - Busca por eficiência
(1970 – 1980)
Era do Supply Chain – Logística como diferenciação
(1980 – dias atuias)
A partir dessa analise entende se um pouco a evolução dos produtos conseqüentemente o pensamento logístico evoluiu muito devido a vários fatores como a exigência de clientes, rapidez, flexibilidade, precisão no seu transporte, disponibilidade e varias outras mudança e crescentes pensamentos evolutivo. a Logística passou a ser vista como poderosa arma estratégica. Com essa visão estratégica foi criado quase que atualmente as varias ferramentas utilizadas cada vês mais para facilitar o controle de todos os processos da logística que foi a criação de Hardware e Software se tornando hoje o alge da tecnologia na logística.
Victor Martins Santos
7º período
Engenharia de Produção