aps - carro eletrico
APS - Atividades Práticas Supervisionadas
São Paulo
2013
Universidade Paulista – UNIP
Ponte de macarrão
Nomes: Thomas Buss Precioso,
Matheus Eduardo,
Gustavo S. Borges, Alysson Dhiego,
Israel Ferreira Barbosa Junior.
São Paulo
2013
Introdução.
A ponte é um meio de interligação entres dois pontos separados por um suposto obstáculo, como rios, vales, vãos e etc. Usada pelo ser humano desde os tempos antigos, ela foi aperfeiçoada e melhor desenvolvida com a prática da construção civil, a partir daí, a estrutura da mesma é elaborada através de cálculos de estáticas e forças.
Como sugestão desse projeto, apresentamos a construção de uma réplica de uma ponte feita somente de macarrão, do qual realizamos os conceitos estáticos aprendidos em sala de aula durante a construção da mesma.
A complexidade dos cálculos de estáticos e de esforços da ponte de macarrão em relação à original é mínima, não tirando, porém, a responsabilidade dos mesmos pela sustentação da carga. Como forma de estrutura simples, a ponte apresenta sistema de treliças, onde são calculadas forças menos complexas como de tração e compressão.
Objetivo:
Uma ponte feita de macarrão, um alimento frágil, mas unidos de forma certa são muito resistentes. A ponte deve ter 1 kg no máximo e o tamanho não pode passar de 1,10m, deve aguentar no mínimo 2 kg no centro de um vão que equivale 1,00m (um metro).
Passos para a construção da ponte de macarrão.
Materiais utilizados:
Espaguete nº7 marca Barilla® - 1 kg
Cola Araldite - 6 caixas.
Cola Quente – 2 tubos.
Cano de PVC ½ – 20 cm.
Pedaço de aço de 8 mm- 10cm.
Ferramentas utilizadas:
Lixas diversas.
Pistola de cola quente.
Régua - 30 cm.
Paquímetro.
Tesoura.
Linha.
Esquadro.
Furadeira.