aps canhão
O trabalho consiste na construção de um canhão. Que deverá lançar uma bola de tênis através de um gatilho. Os alunos deverão assimilar a experiência com o que aprenderam nas aulas teóricas sobre as forças que agem no canhão a ação e reação.
Objetivo
Trabalho em equipe, para entendimento das forças e despertar o interesse dos alunos, mostrando-lhes de maneira simples uma forma de ver a energia que ocorre no lançamento da bolinha de tênis.
Material
Roda de moto (garelli)
Tudo de aço redondo (medida 22 cm)
Tudo de PVC (medida 65 cm)
Barra Rocada
Porca M8
Aroela
Perfil U de alumínio
02 porca M12
01 Parafuso M12
Elástico Latex
Na construção do canhão foi utilizado material reciclado, foi necessário a solda da roda com o tubo de aço para prender o perfil U no parafuso e o Tubo de PVC.
1º Lei de Newton: Princípio da Inércia
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme. Portanto, a massa é a