APS- Atividades Práticas Supervisionadas
Na velha economia, quando a concorrência era menor e a maior ferramenta de relacionamento que havia era a caderneta, era mais fácil definir o significado da palavra cliente. Podíamos defini-lo como o sujeito que entrava no estabelecimento, chegava balcão e pedia uma “qualquer coisa”. Se ficasse satisfeito, muito bem. Senão, saia porta a fora.
Os tempos mudaram, as relações se tornaram mais complexas. Os varejistas – ao menos uma boa parte deles – perceberam que tratar o cliente como antigamente poderia ser um péssimo negócio. O cliente ganhou uma dimensão muito maior e, deixar de percebê-la, tem sido a causa da ruína de muitas empresas.
A empresa escolhida pelo grupo é uma prestadora de serviços de limpeza em empresas de pequeno, médio e grande porte , e foi selecionada como um exemplo de organização preparada para lidar com diversos tipos de situação. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida não só com os colaboradores, mas também com a sociedade.
Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar a maneira como a empresa HC SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA LTDA se relaciona com seus clientes. Após a definição da empresa a ser estudada a equipe fez uma pesquisa bibliográfica que envolve desde a origem da palavra cliente até a importância da fidelização. Posteriormente foram realizadas algumas visitas junto a organização, a fim de identificar e traçar um perfil da mesma. Para tornar os resultados da pesquisa mais consistentes foram aplicados questionários aos clientes afim de conhecer a percepção dos mesmos em relação ao serviços prestados. Posteriormente, após a tabulação dos dados foi realizado a analise e interpretação dos resultados, nos quais a equipe traz algumas sugestões de melhorias com base na percepção dos clientes.
A estrutura do relatório final foi dividida em 4 partes. A primeira relaciona-se ao referencial bibliográfico que faz uma abordagem da evolução da palavra cliente, contextualizando seu