APS Arte na Idade Média
PEDAGOGIA - 4º SEMESTRE
ARTE NA IDADE MÉDIA
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP
2014
Introdução
No PCN de Arte, o professor deve capacitar seus alunos para que possam dominar com mais propriedade as linguagens da Arte, bem como realizar trabalhos pessoais e/ou grupais com autonomia. Ao explicitarem argumentos e proposições pessoais, que estão relacionados aos conhecimentos prático e teórico já adquiridos e construídos, os alunos irão adquirir o saber artístico. Da mesma forma, eles reconhecerão, com mais clareza, que existe contextualização histórico-social e marca pessoal nos trabalhos artísticos. É assim que passam a incluir esses componentes em seus próprios trabalhos escolares.
Para os Parâmetros, cabe ao educador auxiliar seus alunos para que estes possam identificar a posição que sua comunidade ocupa no contexto de diferentes espaços de produção cultural, comparando, interpretando e se posicionando em relação a uma gama variada de propostas artísticas da sua região, outras regiões do país e de outros países. Com isso, os alunos passarão a estabelecer conexões, com mais clareza, entre os trabalhos escolares e a cultura extraescolar, ambos envolvendo os objetos de estudo, tanto no âmbito de sua comunidade como no da produção nacional e internacional à qual tiverem acesso.
O professor pode também desenvolver atividades em grupo ou individualmente, articulando experiências relativas às questões políticas, culturais e sociais da própria comunidade e de outras, principalmente as que tratam das questões do universo cultural de seus alunos. Isso irá agregar valor à comunidade por meio do reconhecimento de semelhanças e contrastes, qualidades e especificidades, abrindo o leque das múltiplas escolhas que os alunos terão de realizar, ao longo de seu desenvolvimento educacional.
Principalmente, porque a Arte se faz presente no cotidiano dos alunos na forma dos