APS 5 SEMESTRE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
5º Período
BRASÍLIA – DF
2015
OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS
Artes Visuais
COLABORADORES Adriana Maria Ribeiro
Janini Viriato Lopes Suzana Evangelista
INTRODUÇÃO
"Arte é o que faz a vida ser mais interessante que a arte".
(Robert Filliou) Desde cedo as crianças expressamse através da arte, em forma de desenhos, danças, interpretações de cenas vistas ou de estórias lidas para elas ou por elas, de filmes, desenhos e é através dessas representações que temos a chance de conhecer um pouco mais dessa criança já que é por meio dessas representações artísticas que a criança expressa sua personalidade, sua realidade de mundo. A Arte está presente no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso
(gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizarse das linguagens da arte para expressar experiências sensíveis. (RCNEI – vol. 3, 1998, p. 85)
Entretanto o que vimos e ouvimos desde os nossos tempos de criança é que tais atividades têm valor meramente recreativo, sem muita valia para a vida acadêmica da criança. Quem nunca ouviu de seus pais, ou até mesmo de seus professores, “se fizer toda a lição poderá desenhar, ou brincar de casinha” ?
Com isso, mais uma vez, percebemos que a arte ocupa um papel secundário na vida de seus aprendizes, havendo pouco estímulo para tais atividades.
Com isso, a realização desta APS fazse tão