APS 2015
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
O brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. (OLIVEIRA 2000)
As crianças não devem perder nenhuma etapa da vida, O brincar na fase do crescimento é muito importante para o desenvolvimento motor. Nesta faixa etária, o jogo infantil seja mais apropriado, visto que trata a questão do brincar como fim em si mesmo, onde o lúdico vibrante se encontra presente, fluindo.
Segundo Zanluchi (2005) quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o