Aps 1º semestre 2013
O objetivo desse projeto era desenvolver um veiculo movido a ar comprimido que percorre se uma distancia mínima de 5 metros e a máxima de
15 metros carregando um peso de 2 KG. Sendo que o veiculo deveria respeitar algumas normas como dimensões pré-estabelecidas, mínimo de 3 rodas, pressão de 4 Bar e entre outros requisitos.
2
2 Pesquisa sobre Propulsão à Jato
Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido, gerando impulso. Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei de Newton.
A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que todo força é resultado da interação física de dois corpos distintos, ou mesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.
O primeiro motor a jato surgiu em Alexandria. Tratava-se de um invento rudimentar chamado eolípila, que consistia em um esfera oca, cheia de água, com dois tubos curvados, que quando aquecida girava em torno do próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor.
Com o avanço da tecnologia esse conhecimento gerou vários tipos de motor a jato. Aviões e foguetes usam esse mecanismo para atingirem altas velocidades em curtos espaços de tempo. Os fluídos usando para esse fim são os mais variados, entre eles: água, vapor, gás, ar e até mesmo fogo.
Propulsão a hélice
3
Neste tipo de propulsão, a força propulsiva é obtida pela pequena aceleração (a) imprimida a uma grande massa (m) de ar devido ao diâmetro da hélice. O exemplo clássico desse tipo de propulsão é o motor convencional a pistão e a hélice por ele acionada.
2
Propulsão mista
É mais complexo que o turbojato, pois a seção de turbina deve ser muito bem dimensionada, pois além de acionar o compressor do motor, aciona a hélice sendo necessário um número maior de rodas