Aproveitamento de resíduos
RESUMO
A reciclagem é uma das ações da política dos três "R"s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar (Sugeridas durante a Cúpula da Terra (Eco-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992). É o termo utilizado para definir o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado impactos causados no meio ambiente, através da diminuição de um dos principais problemas da vida moderna: a geração de lixo pelo consumo desenfreado. Este artigo tem como objetivo compreender e conscientizar para melhorar a qualidade de vida com a preservação dos bens naturais como a recuperação e o reaproveitamento dos resíduos como embalagens plásticas, metais, vidros,(ACHO QUE FALTA ALGUM ACRESCENTEM NÃO LEMBRO ) depositados sem vida útil. Para tal, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfico. Constatou-se que o aproveitamento de resíduos e a preservação ambiental assumem importância significativa na engenharia, alguns resíduos podem ser utilizados com vantagens e redução de custo.
Palavras-chave: Reciclagem, aproveitamento, produção, materiais, indústrias.
INTRODUÇÃO
Empresas estão sendo especializadas para realizar melhor aproveitamento de resíduos, enfatizando o desperdício zero e aproveitamento máximo.
Recentemente foi inaugurado na Bahia o primeiro Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental (CITA) brasileiro para transformação de resíduos industriais onde são desenvolvidas várias linhas de pesquisas. No Pólo Industrial de Camaçari, a Cetrel, empresa de soluções ambientais para o setor industrial brasileiro, investe na produção de matérias-primas alternativas a partir de resíduos.
O IBQP, com TECPAR e outras entidades brasileiras, querem desenvolver e divulgar para que as empresas consigam visualizar as vantagens (em lucro, em produtividade e utilizando tecnologias limpas). A idéia de aproveitamento vem sendo