Aproveitamento de galhos de árvore provenientes de poda
Título: Novos Processos: Processo 2 – Aproveitamento de galhos de árvore provenientes de poda.
Autor: Yuri Conselvan
Data: 18/01/2008
Aproveitamento de galhos de árvore provenientes de poda
Alcatrão O alcatrão (inglês: tar) é uma substância betuminosa, negra, viscosa e de forte odor. [1] Os materiais betuminosos são definidos como sendo hidrocarbonetos, ou uma mistura de hidrocarbonetos, de origens natural e/ou artificial acompanhados ou não de seus derivados não-metálicos e completamente solúveis em bissulfeto de carbono (CS2), com características aglutinantes e impermeabilizantes. [2] O alcatrão pode ser obtido a partir da hulha ou a partir da madeira.
A partir da Hulha Hulha é como é denominado o tipo de carvão mineral que tem teor de carbono de cerca de 80%, extraído de jazidas de carvão. [10] A destilação seca da Hulha (pirólise, a temperatura de aproximadamente 1000 ºC e na presença de corrente de ar) resulta em três frações de diferentes estados físicos: [11] • Sólido: Carvão coque (indústria siderúrgica e produção de gasolina sintética). • Líquido: Duas fases: Águas amoniacais (produção de fertilizantes) e alcatrão de hulha (este mais pesado). • Gasoso: Gás de iluminação (hoje utilizado como combustível nas indústrias), composto por CH4 (30%), H2 (50%), CO entre outros. O alcatrão da hulha, depois de sofrer um novo processo de destilação, resulta nas seguintes frações de hidrocarbonetos aromáticos: [11] • óleo leve: benzeno, tolueno, etc, • óleo médio: fenol, naftaleno, xilenos, etc. • óleo pesado: naftaleno, fenóis, etc. • óleo verde ou de antraceno: antraceno, fenantreno, etc.
A partir da madeira A obtenção do alcatrão vegetal baseia-se no aproveitamento das fumaças expelidas pelos fornos durante a carbonização, processo no qual a madeira é submetida a aquecimento em ambiente fechado com atmosfera controlada, pobre em