Apriorismo de Kant
Kant é racionalista por concordar que a Razão é determinante.No entanto , também concorda que se não houvessem sentidos , seria impossível chegar a certezas , pois a Razão tem de ter o concurso da experiência . Kant , pretende , com a sua tese de apriorismo , superar as noções do empirismo e racionalismo , em vez de os juntar.
Kant concorda com os racionalistas por afirmarem que a razão é a fonte do processo do conhecimento , no entanto , não concordava quando estes afirmavam que poderiam chegar a certezas sem a utilização da experiência. Assim Kant também concordava com os empiristas , quando estes diziam que era possível conhecimento do mundo sem a ajudoda experiência. No entanto , discordava destes , pois davam à Razão um papel passivo no acto de conhecer.
Para Kant existem três fontes de conhecimento : a sensibilidade , o entendimento e a Razão.
A sensibilidade pode traduzir-se por experiência. A sensibilidade é uma faculdade de receber dados. A sensibilidade é a intuição , dados que nos vêm dos sentidos ( dados da experiência ).Mas como é que o ser humano intui ? Através de formas a priori . As formas a priori dão forma aos conteúdos que nos vêm dos sentidos. Duas dessas formas podem-se considerar o espaço e o tempo ( estruturas que gerem as intuições).A sensibilidade necessária ( diz o que acontece , sem ela não acontecimentos) , mas não suficiente para obter o conhecimento cientifíco , porque não explica a causa do acontecimento , ou seja não explica porque acontece.Senão houver nenhuma realidade para intuir , não existe conhecimento.
O entendimento é a inteligência e relaciona-se com a causa ( casualidade ) . O ser humano , após o processo da observação terá de explicar o porquê ( as causas para determinado conhecimento ) sendo assim o entendimento a investigação do porquê das coisas acontecerem de determinada maneira. A forma priori são as categorias ( Kant ao contrário de Descartes não fala em ideas inatas ) . O entendimento vê