Apresentação1
Prof: Cristiane Latge
OSTEOPOROS
E
CONCEITO
A osteoporose é uma doença progressiva que acarreta na perda da massa óssea e aumento do risco de fraturas. O termo osteoporose quer dizer "osso poroso". A doença normalmente se desenvolve sem sintomas durante vários anos até que ocorram as fraturas. Também pode gerar alterações na coluna. Essa doença é a principal responsável pela alta incidência de fraturas em mulheres na pós- menopausa e nos idosos de ambos os sexos. Uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens acima de 65 anos sofrerão alguma fratura em decorrência da osteoporose. Muitas destas fraturas são do quadril, coluna, punho, braços e pernas.
CAUSAS
Idade: Todos perdemos massa óssea com a idade. Após os 35 anos o corpo produz menos osso novo para repor o osso perdido.
Hereditariedade: Histórico familiar de fraturas pode aumentar o risco de osteoporose.
Estilo de vida e Dieta: Baixa nutrição, dieta pobre em cálcio, perda de peso e vida sedentária estão ligados ao desenvolvimento de osteoporose. Cigarro e álcool também são responsáveis.
Medicamentos e outras Doenças: Osteoporose está ligada a alguns medicamentos como esteróides e problemas na tireóide.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico tanto precoce quanto após uma fratura é feito com a densitometria óssea e radiografias. Além desses, o médico pode pedir outros exames para fazer o diagnóstico de causas secundárias da osteoporose, como dosagem de creatinina e dosagem de testosterona e estrogênio.
FATORES DE RISCO PARA
OSTEOPOROSE
Mulheres e homens orientais correm mais risco de sofrer fraturas pela osteoporose, por um problema anatômico no fêmur
História familiar de osteoporose
História prévia de fratura por trauma mínimo
Tabagismo
Baixa atividade física
Baixa ingestão de cálcio
Baixa exposição solar
Alcoolismo
Imobilização
Ausência de períodos menstruais (amenorreia) por longo período
Baixo peso corporal.
DENSITOMETRIA
Clique no ícone