Apresentação e oratória
COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
Referências: Comunicação Empresarial (Atlas, 2010); O Corpo Fala (Vozes, 2004), site Brasil Escola. Prof.Marina Cotovicz
VERBAL E
NÃO-VERBAL
Ao contrário da comunicação verbal, a não-verbal não se utiliza de vocábulo. Um texto, uma carta, uma entrevista- linguagem verbal. Um semáforo, o apito do juiz no futebol, o indicativo de silêncio, o bocejo, o símbolo “feminino” e “masculino” na porta do banheiro – linguagem não verbal.
Pode ser ainda uma comunicação mista: verbal e não verbal, como nas charges, cartoons e mensagens publicitárias.
1
27/05/2011
NÃO-VERBAL
Resumindo - Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda (quer dizer que está feliz) ou coloca a cauda entre as pernas (medo, tristeza).
É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não.
GESTOS Juntamente com as palavras são comunicadas nossas emoções, que podem ser: ansiedade, alegria, tranquilidade, agressividade, tristeza. Isso é transmitido pelo tom da voz, pelas expressões faciais, gestos, postura, olhos...
Mas os gestos não tem significados universais. No Brasil, o polegar levantado indica que as coisas estão bem, já na Austrália e Nigéria é considerado um gesto obsceno.
2
27/05/2011
A LINGUAGEM DO CORPO
Ainda hoje, a grande maioria das pessoas ignora a existência da linguagem do corpo, mas ele fala!! Resultados de pesquisas mostram que o impacto total de uma mensagem é: -7% Verbal (apenas palavras escritas) -38% Vocal (incluindo tom de voz, inflexões e outros sons) -55% Não-Verbal (gestos e movimentos).
Não é o que se diz, mas como se diz!!
IMPACTO NA COMUNICAÇÃO
Numa conversa frente a frente, o