Apresentação tgs
Tópicos
O que e o Sistema
Entrada de pedidos informatizada médico (CPOE) é um processo de registro eletrônico de instruções médicas para o tratamento de doentes (sobretudo hospitalizados) sob o seu cuidado. São transmitidas através de uma rede de computadores para a equipe médica ou aos departamentos (farmácia, laboratório, ou radiologia), responsável pelo cumprimento da ordem.
Principais Objetivos do Sistema
1. Agilizar o atendimento em Hospitais, Farmácias, etc. CPOE diminui atraso na conclusão da ordem.
Em uma pesquisa com médicos que usam E-prescribing, 75% indicou que pode diminuir erros, 70% citou que aumenta a produtividade, 60% indica ter potencial de diminuir recusas a ajudar paciente a assumir mais responsabilidade, e 50% acham que diminui o tempo de consulta e o número de pacientes que procuram serviço sem necessidade
2. Reduzir erros médicos.
Reduz os erros relacionados com a caligrafia ou a transcrição
O erro médico é responsável por 44 a 98 mil mortes por ano nos EUA, sendo 7 mil por medicações, com um custo de US$ 17 a 29 bilhões. No mundo é estimado 770 mil mortes hospitalares por ano por erro médico. Nos EUA são realizados três bilhões de prescrições por ano. Os farmacêuticos contatam o médico 150 milhões de vezes para tirar duvidas como escrita ilegível.
Estudos de 1988 já mostravam que o Prontuário Eletrônico tem potencial de diminuir os erros médicos especialmente quando integrados com outros aplicativos como sistemas de apoio a decisão como a prescrição eletrônica (E-prescribing). A prescrição eletrônica implica no uso de computador ou Palmtop para submeter à prescrição para a farmácia eletronicamente. O E-prescribing pode melhorar a eficiência, diminuir erros e melhorar a obediência com formulários de gerenciamento de cuidado.
3. Fornece verificação de erros de doses duplicadas ou incorretas ou testes
4. Simplifica o inventário e lançamento de cargas
Erro apresentado