Resenha crítica de metologia do estudo científico
Instituto de Ciências Jurídicas
Curso: Direito
Disciplina: Conhecimento e Método I
Aluno: Diego Campos Fontenele
Turma: 1DIN1
Resenha da obra:
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. p. 21-126.
Nos Capítulos I, II e III do referido livro, o autor esclarece como um aluno universitário deve organizar seus estudos e a formação autocrítica visando uma evolução político-social e autodidática em busca do conhecimento, esclarece também sobre a teoria e prática da pesquisa científica fazendo um percurso sobre os aspectos epistemológicos da ciência, os tipos de pesquisa e metodologias a serem consideradas para a constituição do pensamento científico.
No Capítulo I o autor leva o aluno a entender a importância de uma metodologia de sistematização de estudos, norteando-o para a iniciação da vida acadêmica, mostrando a importância da formação crítica, política e social do indivíduo. Conceitos estes advindos da determinação nos métodos do estudo e da busca pelo conhecimento. Passando a se tornar um mecanismo autodidata, espontâneo, e também atentar os acadêmicos quanto a uma formação social-humanística que será determinante e diferenciadora para o perfil profissional que será adquirido e praticado pelos jovens e novos profissionais.
Uma consideração importante, é feita nestes capítulos sobre a formação universitária não só a nível de graduação de forma tecnicista, considerando a pesquisa e a extensão como fatores que essencialmente devem ser consequentes a graduação. Assim, tornando o ensino, o conhecimento, uma ferramenta de transformação e aprimoramento de valores e resultados da nossa sociedade.
Já no Capítulo II o autor descreve passo a passo a técnica que ele acredita ser a mais adequada na preparação do material de estudo que servirá como base para a aprendizagem autodidata. Para o autor, o aluno universitário deve entender que o resultado do processo de aprendizagem depende