Apresentação histológica dos Testículos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Unidade Curricular: Histologia
Engenharia Biomédica 2013/2014
2º ano, 1º semestre
Diana Azevedo
João Nascimento nº53582
Vila Real, 12 de Novembro de 2013
Aparelho reprodutor masculino
• O aparelho reprodutor masculino é composto por ductos genitais, glândulas acessórias e pénis.
• Os ductos e as glândulas produzem secreções que, auxiliadas pela contração do músculo liso transportam os espermatozoides para o exterior.
• Os testículos produzem hormonas e espermatozoides.
Fig.1 – Esquema geral do aparelho reprodutor masculino. O testículo e o epidídimo estão representados em aumento diferente do de outros componentes.
Testículos – corte histológico
• Cada testículo é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. • Os túbulos seminíferos produzem os espermatozoides, são enovelados e terminam em curtos tubos conhecidos por túbulos retos. Estes conectam os túbulos seminíferos com um “labirinto” de canais anastomosados, revestidos por um epitélio simples pavimentoso ou cúbico, constituindo a rede testicular.
Fig.2 – Corte do testículo evidenciando os túbulos seminíferos e tecido conjuntivo frouxo entre os túbulos
(setas) contendo vasos, nervos e células intersticiais
(de Leydig) (cabeça das setas). Pararrosanilinatoluidina. Pequeno aumento.
• A camada mais interna, aderida à lâmina basal, consiste em células mióides, achatadas e contráteis que têm características de células musculares lisas.
• As células intersticiais ou de
Leydig ocupam a maior parte do espaço entre os túbulos seminíferos. Fig.3 – Túbulos seminíferos envolvidos por células mióides. Os espaços entre os túbulos contêm tecido conjuntivo e células intersticiais. Pararrosanilina-toluidina.
Aumento médio.
Fig.4 – Esquema ilustrando uma porção de um corte de túbulo seminífero. O epitélio seminífero é formado por duas populações celulares: