Apresentação do livro dr. coutinho
Ex. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Gondar,
Ex. Sr. Presidente do Grupo de Amigos do Museu
Minhas Senhoras e meus Senhores
Constituiu uma agradável surpresa o convite que me foi endossado pela Sr.ª Professora Marília Cerqueira Guedes para apresentar o livro do Dr. Luís Coutinho Amaral «Contributos para o Estudo da História de Amarante», por variadíssimos motivos, dos quais destacarei o facto de se tratar da apresentação dum livro de alguém que, apesar de já não se encontrar fisicamente entre nós, deixa obra que o perpétua. A presente publicação é o justo reconhecimento do seu trabalho, em prol da divulgação e defesa do património existente na freguesia de Gondar.
Assim, foi com verdadeira alegria e gratidão que aceitei esta tarefa que espero não se torne num momento demasiado fastidioso para todos vós, amigos do Dr. Luís Coutinho Amaral que, estou certa, o querem antes de mais celebrar na lembrança da sua disponibilidade, da sua dádiva pessoal, na delicadeza de gentleman - de senhor que era.
A mim cumpre-me a tarefa de falar um pouco sobre a sua vertente do historiador que é, traduzida nestes textos, publicados no Mem Gundar, exemplo para todos do que pode ser um jornal escolar, enriquecido pela contribuição de alguém com o perfil e a formação científica do Dr. Luís Coutinho Amaral entre os anos de1992 e 2001.
Não me enganei no tempo gramatical. É. O historiador que é, pois os seus trabalhos tornam-no presente e cumprem aquilo que se propôs fazer.
Diz-nos o autor, no n.º 5 do Mem Gundar, em Março de 1993 a propósito dos vestígios arqueológicos que encontrava. Passo a citar:
«Um dos objectivos que com eles pretendo alcançar, além da divulgação de tais vestígios é o alertar para a sua importância e sensibilizar não só os naturais de Gondar, mas o maior número de pessoas, para a sua protecção, visto serem passíveis de destruição, pelo facto do seu alto valor histórico-cultural não se