Igreja de são sebastião
Apresentaremos no conteúdo deste trabalho o Largo e a Igreja de São Sebastião, sua história desde sua fundação aos fatos ocorridos na cidade de Manaus.
A Praça de São Sebastião que começou a ser projetada no ano de 1867. Ela foi construída em frente ao majestoso Teatro Amazonas, num ângulo reto em direção a Igreja de São Sebastião e constitui outro marco histórico do final do século XIX, pela sua originalidade e beleza. No Terreno destinado à praça, foi construído o histórico e fantástico monumento que rememora a Abertura dos Portos do Amazonas às Nações do Mundo. A Coluna no terreno, hoje ocupado pela praça, ocorreu no dia 7 de setembro de 1867, por uma iniciativa do médico Dr. Antonio Davi Vasconcelos de Canavarro. A Praça de São Sebastião, ela é considerada a mais bela praça do país e a Quinta praça mais bela do mundo, foi quase destruída com a mutilação de algumas imagens e adornos. A praça tem sido também, palco de grandes espetáculos cívicos, políticos e religiosos da nossa cidade.
A Igreja de São Sebastião inicia em 1859, quando foi fundada, na cidade de Manaus, a “Irmandade de São Sebastião” reconhecida oficialmente pela autoridade eclesiástica, em 2 de agosto de 1862. Neste ano, foi construída a primeira capelinha em madeira. Face à vitalidade do trabalho da Irmandade e à angústia da pequena capela, pensou-se logo a construir outra maior cujo processo iniciou no dia 26 de novembro de 1868. Sob o impulso e o dinamismo do Pe. Frei Jesualdo Macchetti, com o apoio das autoridades e o auxílio do povo em geral, esforços foram empregados para a construção do templo que hoje admiramos.
Praça de são Sebastião
A coluna de pedra
No dia 7 de setembro de 1867, por iniciativa do médico Dr. Antonio Davi Vasconcelos de Canavarro, foi inaugurado no terreno hoje ocupado pela Praça de São Sebastião, uma coluna de pedra, de seis metros de altura, com quatro faces lisas, provida de socos, cornijas, base e capitel, lembrando a ordem compósita. Essa