apresentação de leituras
Para que isso possa suceder de forma organizada, deixo aqui um guião de apresentação da (s) leitura (s) que deve ser seguido tanto quanto possível, mas que pode ser alterado de acordo com as necessidades ou interesses de cada aluno.
1.1. Público-alvo
Em primeiro lugar, a leitura é para ser apresentada à professora de Português e à turma. E estes são o público-alvo fundamental para o qual deve ser orientada toda a apresentação.
1.2. Objetivos
É sempre importante que quem faz alguma coisa saiba para quem o está a fazer, mas também porque o está a fazer. Afinal, o que é que eu quero com esta “apresentação” da leitura?
As razões mais “pequeninas” têm a ver com a avaliação. Esta “ficha de leitura” servirá como um elemento de avaliação e a apresentação oral será um momento de avaliação formal da exposição oral de cada aluno. Pronto! Estas são as razões menos importantes…
Depois temos uma outra finalidade, mais ou menos camuflada, que é muito importante para mim, mas que não influenciará o vosso trabalho: esta ficha de leitura deve levar a que todos os alunos leiam pelo menos um livro ao longo do ano.
E agora os verdadeiros objetivos - aqueles que vos devem orientar no vosso trabalho.
Quero, com este trabalho, despertar o prazer da leitura em cada aluno. Dito de outro modo: quero provar a cada um que, afinal, ler pode ser uma atividade gratificante e engraçada. Quero que cada um de vocês sinta que um livro pode ser uma excelente ajuda no nosso crescimento interior e que pode trazer-nos momentos de puro prazer “alternativo”.
Último objetivo, e o mais importante para quem já leu o livro e está a preparar a apresentação. Esta “ficha de leitura” há-de provocar a inveja. O seu objetivo principal é criar em quem