Apresentação de karl marx
“De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática.”
PERFIL
O seu traço característico: a coerência de propósitos. O defeito que mais desculpa: a credulidade. Sua idéia de felicidade: a luta. Sua idéia de desgraça: a submissão. Sua cor predileta: o vermelho. Sua máxima predileta: nada de humano me é estranho. Sua divisa predileta: dúvida de tudo.
BIOGRAFIA
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, em Trier. Cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel. Pensador, economista, historiador, filósofo, sociólogo, teórico político e jornalista foi o fundador da doutrina comunista moderna. Ele é considerado o maior filósofo da história da humanidade por muitos historiadores.
Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país. Após o casamento com uma amiga de infância foi morar em Paris. Em 1844, que Marx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida. A influência de Karl Marx sobre as mais diversas áreas sempre foi e, ainda permanece, enorme. Explicar Marx implica em fazer entender nada menos que o dinheiro, o capitalismo e as relações sociais.
O surgimento dos conglomerados financeiros e industriais, a crescente substituição de mão-de-obra por máquinas cada vez mais sofisticadas, a irradiação da forma de mercadoria a produtos e relações sociais e a política como manifestação de conflitos sociais são fatores que estão previstos e criticados na obra desse grande pensador.
IDEIAS DE MARX
Haveria, segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída por