apresentacao
Cadastre-se para acessar o trabalho completo
Enviado por andinitba, julho 2012 | 3 Páginas (657 Palavras) | 33 Consultas |
4.5 12345 (1)
| Denunciar |
ME CHAME TALVEZ...
Envie
Resenha Filme “Em Nome e Deus”
Baseado em fatos reais como se refere a própria história, mostra a Igreja Católica numa época em que as ideologias eram a base para a cristandade. Nesse filme é relatado essa época com um dos personagens mais importantes da Igreja Católica: Pedro Abelardo, um Teólogo e professor de Filosofia, conhecido por suas teorias polêmicas que, chegou ser acusado de praticar heresia no momento que Abelardo é convidado para dar aulas na escola da cidade de Notre-Dame.
Essa escola, a primeira universidade livre da França é quando conhece Heloisa, uma nobre garota e por quem ele vive um amor proibido pela igreja, tudo porque Abelardo é um Teólogo e tem seus votos com o celibato e mais tarde pelo tio de Heloisa, um nobre que detem a guarda de Heloisa e quer que ela se case com outro nobre dono de vários castelos em toda a França, pois esse era o costume da Idade Média, nobres se casam com nobres.
A força do amor entre os dois coloca em choque as idelogias da Igreja, uma vez que um Teólogo jamais pode se envolver com uma dama. Ao se apaixonar perdidamente um pelo outro eles se tornam “humanos” (com sentimentos e prazeres) e deixam o amor falar mais alto. Os dois se entrelaçam no quarto de Heloisa e praticam o pecado da formicação.
É interessante que a cena é tão bem explorada que fica evidente que os dois apesar de saber o que é certo ou errado pela igreja, transam sem o menor pudor e de uma forma que, aos olhos da igreja seria assinar sua sentença de morte, na fogueira ou na guilhotina, mas para dizer que mesmo sendo proibido pela igreja eles não se preocuparam com os por menores e só queriam viver loucamente esse amor.
Essa cena em especial e de grande destaque é uma das principais cenas, pois é nela que todo o pecado da