Apresenta O Teatro
AUXILIAR: (entrando na sala do rei e fazendo uma mesura diante dele) Saúde e vida longa ao rei! FARAÓ: Diga-me como está a administração de todo meu reino?
AUXILIAR: Tudo vai muito bem, meu senhor
FARAÓ: Não posso confiar em sua administração. Quero saber detalhe por detalhe de tudo de meu reino!
AUXILIAR: Senhor, tenho feito o meu melhor!
FARAÓ: Sei que tendes feito o seu melhor, mas não és como a história conta de José.
AUXILIAR: Quem foi José, meu senhor, conte-me sobre ele.
(Faraó se assenta em seu trono novamente:)
FARAÓ: Venha cá, meu filho e vou ler nos livros antigos sobre José. (Faraó prossegue). Houve um faraó bem antes de mim. Este rei tinha um auxiliar assim como você que se chamava Potifar. Potifar comprou um rapazinho hebreu como escravo e este se tornou administrador da casa dele. Tempos depois, diante de uma grande fome que assolou as terras do Egito José mostrou que tinha sabedoria de Deus ao conseguir dar comida para todo mundo. Que coisa impressionante!
AUXILIAR: (num muxoxo de desprezo) Nunca ouvi falar deste tal aí.
FARAÓ: Conhece os hebreus? O povo a quem temos feito escravos nossos? Vai me dizer que foram trazidos por este Josezinho aí! É só o que falta! (com certo desprezo na voz).
AUXILIAR: Que decadência, não?! De segundo no reino a filhos escravos!
FARAÓ: Preste atenção, rapaz! Como ia dizendo todo este povo é descendente de José. Temo que qualquer dia destes a sabedoria do Deus deles também se manifeste neles como se manifestou em José e venham a se unir com nossos inimigos e nos dominem e saiam de nosso meio, nos deixando sem quem nos faça seu trabalho.
FARAÓ: (irritado) Viu como você não está administrando meu reino bem? Não sabe nem mesmo o número de hebreus que vivem aqui. Será que você poderia me dizer quantos eles são?
AUXILIAR: (envergonhado e gaguejando) Hum... acho que.. quer dizer...
FARAÓ: (interrompendo irritado) Leia logo em suas anotações!
AUXILIAR: a soma dos homens