Apresenta O Skinner
O seu experimento mais conhecido foi a caixa de Skinner - onde era colocado um rato privado de alimento. o rato passava a emitir vários comportamentos aleatorios e quando ele se aproximava de uma barrinha perto da parede, Skinner introduzia uma gota d’água na caixa através de um mecanismo e o rato a bebia . as proximas gotas eram apresentadas quando o rato repedia essa ação de precionar a barra com o nariz ou com as patas até saciar sua sede.
O rato também poderia levar um pequeno choque encostando em um determinado lado da caixa, aprendendo assim que aquele local não seria seguro.
Foi observado que os comportamentos do rato que eram seguidos de um estímulo reforçador (a água) aumentavam de frequência, enquanto outros diminuíam.
Com este princípio Skinner passou a modelar diferentes padrões comportamentais em diferentes espécies.
1.2 SUPERSTIÇÕES dos pombos
Outro comportamento sem controle, identificado por Skinner foi o que chamou de superstição dos pombos. Trancada numa gaiola, a ave recebia comida em intervalos de tempo absolutamente aleatórios. Sem saber disso, ela acreditava que alguma atitude sua havia liberado a comida e passava, assim, a repetir aquele gesto específico na esperança que mais comida fosse oferecida.
No caso do vídeo a ave foi condicionada a comer na presença do som e da luz