Modulo
2. Refletindo sobre as modalidades grupais, procure identificar em qual delas o conflito é produtivo e em qual o conflito pode ser realmente devastador. Explique
3. Identifique situações de conflito que você ou algum colega seu tenha vivenciado. Relate uma em que o conflito tenha sido produtivo e outra em que tenha deixado marcas negativas na equipe.
Analisando o texto apresentado podemos ver que a pesar do contraponto apresentado fica evidente que conflitos são uma realidade nas organizações e fazem parte dos processos grupais. Talvez seja possível diminuir os conflitos e até mesmo aproveita-los de forma que sejam utilizados a favor do processo de aprendizagem coletiva, mas eliminá-los, como é sugerido no texto de contraponto, é uma tarefa a meu ver impossível.
Sendo assim é preciso trabalhar e administrar estes conflitos para que sejam transformados em aprendizado e este conhecimento seja compartilhado e absorvido por todos. A administração de conflitos é um exercício de inteligência relacional e deve ser utilizada para que conflitos disfuncionais se transformem em funcionais, ou seja, conflitos que gerem melhorias e aprimoramentos aos processos ou soluções objetivas do grupo. Ao identificar e diagnosticar o tipo de conflito que está ocorrendo, é possível intervir da forma mais correta e gerar um resultado positivo para o grupo.
As relações em um grupo podem ser ditadas pelas características dos seus membros e estes por sua vez podem gerar dois supostos básicos denominados de modalidades grupais. Na modalidade emoção o grupo se encontra perdido e procurando uma forma de se reestabelecer, onde as diversas ações são tomadas apenas coma intenção de manter o grupo e o foco é desviado da objetivo a ser atingido, os conflitos se tornam improdutivos. Acredito que esta seja a modalidade com poder mais devastador. Já na