Resumo congresso unifil 2012
RESUMO: Dentre os diversos tópicos abordados por B. F. Skinner ao longo de sua produção científica, a educação foi um tópico marcante. O presente trabalho aborda esse assunto por meio da análise do capítulo A escola do futuro, apresentado no livro Questões recentes na análise comportamental, de B. F. Skinner. Para tanto inicia com uma breve contextualização histórica dos estudos sobre aprendizagem e ensino e em seguida apresenta o conteúdo do capítulo. PALAVRAS-CHAVE: educação, análise do comportamento, B.F. Skinner.
INTRODUÇÃO
O contexto educacional foi abordado por B. F. Skinner em vários momentos de sua produção científica, em suas palavras: “Durante os últimos 30 anos, por exemplo, eu publiquei 25 artigos ou capítulos em livros, sobre educação.” (1991, p. 117). Uma breve biografia de Skinner, feita por Julie S. Vargas1, revela que em 11 de novembro de 1953, ao acompanhar a aula de matemática da sua filha mais nova, Skinner se surpreende com os métodos de ensino empregados pelo professor. Fazendo um paralelo com suas pesquisas sobre aprendizagem, em especial com o procedimento de modelagem, Skinner nota que o professor não partia da compreensão atual dos alunos para avançar gradualmente para temas mais complexos (aproximações sucessivas) e nem disponibilizava o gabarito dos problemas assim que eram realizados (consequência imediata), mas após a resolução de uma longa lista, ou mesmo apenas no dia seguinte (consequência atrasada).
* Graduando do 4º ano de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia e também graduando do 4º ano de Direito da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: rodrigosouza_14@hotmail.com ** Professor Mestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-campus Londrina, do curso de Especialização em Psicologia clínica da USP/SP, coordenador do curso de pós-graduação