Apresenta o Grau B
Guilherme
Poletto
Leandro
Dutra
Luciano
Mayer
Vinícius
Braun
Professora: Mirtes Caron Peres
Ramires
Turma: 43
São Leopoldo, 27 de novembro de
2013
QUEDA DE
BARREIRA
Nesse
estudo
foram
analisados
alguns
casos
de
movimentação de taludes em rodovias, popularmente chamados de quedas de barreira.
Serão apresentados os diferentes tipos de movimentos que podem ocorrer, suas possíveis causas e os métodos de contenção adotados.
QUEDA DE BARREIRA
Definição:
Movimentação
de maciços terrosos ou rochosos na forma de desprendimento ou escorregamento, no qual o material se desprende e desliza, ou sofre queda livre, até acumular-se onde estaciona.
BR 116 – Estrada Vale dos Sinos – Caxias
(Picada Café) . 2009
QUEDA DE BARREIRA
RSC 453 – Rota do Sol Set./2009
RSC 453 – Rota do Sol
Set./2012
QUEDA DE BARREIRA
Tipos de Movimentos de Taludes
Desprendimento de solo ou rocha Queda livre e rápida de fragmentos de rocha característicos de desprendimentos de maciço rochoso.
Escorregamento
QUEDA DE BARREIRA
Causas
Causas externas:
São devidas a ações externas que alteram o estado de tensão que atua sobre o talude. O aumento de solicitação gera um acréscimo nas tensões de cisalhamento, levando o maciço a ruptura.
Causas Internas:
São aquelas que atuam reduzindo a resistência ao cisalhamento do solo, sem ferir o seu aspecto geométrico visível QUEDA DE BARREIRA
Causas
Podemos destacar como causa principal das quedas de barreira, o aumento do peso específico do solo devido sua saturação em períodos chuvosos, causando a diminuição da resistência ao cisalhamento do material pelo aumento da poropressão, umidade. que é resultante desse excesso de
QUEDA DE BARREIRA
Causas
Sobrecarga
Com a infiltração da água no solo, há o aumento do peso específico do mesmo. Com o acréscimo de tensão, há uma diminuição na resistência ao cisalhamento do solo.
QUEDA DE BARREIRA
Queda de barreira ocasionada pela infiltração de água no subsolo e perda de
resistência