Apresenta O Filosofia Da Educa O
O que determina a importância da filosofia? Será que o educador precisa mesmo filosofar? O que leva o educador a filosofar? O que leva o homem a filosofar? Qual o sentido da filosofia para a educação e para a sociedade?
A filosofia nasce quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem as crenças cotidianas. Por que racionais? Por três motivos? 1- porque racional significa argumentado, debatido e compreendido; 2- porque racional significa que, ao argumentar e debater, queremos conhecer as condições e os pressupostos de nossos pensamentos e os dos outros;
3- porque racional significa respeitar certas regras de coerência do pensamento para que um argumento ou um debate tenha sentido, chegando a conclusões que podem ser compreendidas, discutidas, aceitas e respeitadas por outros.
A filosofia nasce do questionamento das questões sociais. Por isso a filosofia levanta os problemas.
A atitude filosófica – a passagem das atitudes costumeiras para um pensamento filosófico. Essa mudança de atitude indica algo bastante preciso: quem não se contenta com as crenças ou opiniões preestabelecidas, que percebe as contradições entre elas, quem procura compreender o que elas são e por que são problemáticas exprimindo um desejo, o desejo de saber. Por isso, que o significado de filosofia é amor pela sabedoria.
Por isso, que a filosofia está ligada ao pensamento
“Só si que nada sei” (Socrátes)
Neste sentido a filosofia nasce do espanto e da admiração (Aristóteles) .
Quando filosofamos questionamos as contradições sociais, desafiamos as crenças e os modelos préestabelecido e buscamos desenvolver uma nova visão da própria sociedade.
Filosofar é um desafio no sentido de desvelar o que está oculto. Superar as visões do senso comum e formar um pensamento coerente sobre a