Apresenta o DO TRABALHO PROF CAMILA 02
BLASTOMICOSE
Discentes: Audice Oliveira De Carvalho,
Davina Janes Alves De Oliveira,
Mirla Laiane Cunha
OS FUNGOS
• Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, uni ou pluricelulares. • Na natureza encontramos diferentes tipos de fungos, os que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos.
• Apresentam como característica o desenvolvimento em locais com grande presença de material orgânico, umidade e ausência de luminosidade.
• Têm uma grande tendência especial para causar infecções em indivíduos com um sistema imunitário deficiente.
HISTOPLASMOSE
Histoplasmose - Conceito
A histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica podendo apresentar-se desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com êxito letal.
A grande maioria das infecções primárias (>90%) é assintomática.
Alguns indivíduos apresentam formas semelhantes ao estado gripal, não requerendo assistência médica. (BRASIL, 2010)
Histoplasmose - fisiopatologia
A infecção, quase sempre, é produzida pela inalação de microconídias da fase filamentosa do fungo. Elas penetram até o alvéolo pulmonar, onde são englobadas pelos macrófagos, iniciando-se a fase leveduriforme no parênquima pulmonar, invadindo, posteriormente, os linfonodos hilomediastinais e disseminando-se pela corrente sangüínea. (BRASIL, 2010)
Histoplasmose - reservatório e fonte de infecção O Histoplasma capsulatum está presente nos solos ricos em substâncias orgânicas, com ph ácido e, especialmente, contaminados com dejeções de aves de criação, morcegos ou pássaros agregados.
Pode causar infecções naturais em outras espécies animais, a exemplo de cães e morcegos, ocasionando a excreção de fungos através de lesões intestinais, e facilitando a disseminação de novos focos da infecção, através do seu deslocamento. (BRASIL, 2010)
Histoplasmose -