Apresenta o1
Centro de Educação a Distância.
Polo Ribas do Rio Pardo – MS
2014
CURSO: LETRAS – E 30
DISCIPLINA: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEXTUAIS DA LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA Ma. EAD: GILSE T. LAZZARI PEROSA
PROFESSOR TUTOR: RENATO COLLIS
ACADÊMICOS:
RA:
MARIA BETÂNIA FRANÇA DA SILVA
408764
ROSÂNGELA DOS SANTOS
408765
LUCIMARA DA COSTA VILHALBA
438178
INTRODUÇÃO
O ensino de língua portuguesa passa por grandes e significativas mudanças.
Hoje, não se comporta mais um olhar mecânico da Língua Portuguesa, ou seja, baseado em regras e normas decoradas sem contextualizá-las. O homem questiona, reflete e este olhar filosófico também permeia no momento da aprendizagem, o que facilita melhor a compreensão dos sentidos oferecidos pela língua no seu uso, além de proporcionar momentos de interação e reflexão sobre a Língua Portuguesa.
Todas as aulas têm uma programação cronológica: Momento de exposição do assunto, momento da produção dos alunos e o momento de interação entre professores e alunos. Portanto, são aulas dinâmicas que requer a participação dos alunos. Nas aulas de Língua Portuguesa, os professores promovem questionamentos do uso da língua e seus possíveis sentidos como também mostram aspectos culturais diversos que contemplam o assunto em estudo. Nesta modalidade de ensino, o professor conta com diversas ferramentas tecnológicas, mas elas não são usadas apenas como apoio ou suporte, elas promovem interação e reflexão e, muitas vezes, são o próprio objeto de estudo.
DESENVOLVIMENTO
Pode-se dizer com relativa segurança que os estudos do Círculo de Bakhtin
(FARACO, 2009) sobre os gêneros do discurso têm exercido muita influência na conceituação dos gêneros discursivos e no uso da linguagem nas situações interativas determinadas social e historicamente. Entende-se que, nessa perspectiva, os gêneros são concebidos como fenômenos vinculados às situações de interação em que foram gerados, ou seja, nas relações interpessoais.
Não há